skip to main | skip to sidebar

DCV - Design e Comunicação Visual

Pages

  • Página inicial

segunda-feira, 21 de março de 2011

"Tron: O Legado"


Alguma vez imaginaram a existência de um mundo paralelo ao nosso?

O filme Tron: O Legado (que já é uma sequela de uma primeira longa-metragem datada dos anos 80) mostra-nos isso mesmo. Conta a história de um grande empresário que criou um mundo virtual, concebido pelas experiências vividas no anterior filme.

Os diversos posters mostram todos um pouco a estética dessa virtualidade e como ela se relaciona com as ideias que temos e imagens que críamos quando pensamos na vida futurista. A tonalidade azulada (com pontos de maior ou menos luminosidade aponta para isso mesmo. Esta cor é muito usada em filmes de ficção científica (quem não se lembra do filme E.T. de Spielberg?).

Contudo, Tron tem a particularidade de ar asas à imaginação e possui um design bastante atractivo que, por si só, mergulhou milhões de pessoas na sua estética, mesmo quando a história não atingia os mesmos níveis de interesse. As linhas são predominantes. Estão presentes no vestuário e em cada milímetro da cidade apresentada. A maior parte descreve contornos, quer de quadrados (chão da cidade) quer de círculos (plataforma). As próprias motos libertam linhas luminosas (a laranja no exemplo acima) que, por sua vez, descrevem uma espécie de direcção, como se caminhassem de acordo com o veículo, sua origem. O ponto está presente nas numerosas luzes, características dos arranha-céus das grandes metrópoles.

Na parte tipográfica, a dimensão e a escala fazem o seu papel de transmitir o mais importante ao público. Com maior destaque encontramos o título do filme ao que se segue a informação acerca da estreia e do uso do 3-D. Por fim, temos os nomes da produção, que aparecem com letras bem mais pequenas que só serão lidas pelos mais curiosos.

Assim, Tron: O Legado transmite a sua essência: um mundo futurista, paralelo ao nosso e  que, em muitos aspectos, parece ter saído da nossa imaginação mais comum e, simultaneamente, mais criativa e original.
Publicada por Fábio André Silva à(s) 03:56 0 comentários Enviar a mensagem por email Dê a sua opinião! Partilhar no X Partilhar no Facebook
Etiquetas: Elementos básicos C. Visual, Propostas de trabalho

domingo, 20 de março de 2011

Proposta de trabalho nº 1: "Todo O Tempo Do Mundo"

 "Podes vir a qualquer hora
Cá estarei para te ouvir
O que tenho para fazer
Posso fazer a seguir

Podes vir quando quiseres
Já fui onde tinha de ir
Resolvi os compromissos
agora só te quero ouvir

Podes-me interromper
e contar a tua história
Do dia que aconteceu
A tua pequena glória
O teu pequeno troféu

Todo o tempo do mundo
para ti tenho todo o tempo do mundo
Todo o tempo do mundo

Houve um tempo em que julguei
Que o valor do que fazia
Era tal que se eu parasse
o mundo à volta ruía

E tu vinhas e falavas
falavas e eu não ouvia
E depois já nem falavas
E eu já mal te conhecia

Agora em tudo o que faço
O tempo é tão relativo
Podes vir por um abraço
Podes vir sem ter motivo
Tens em mim o teu espaço

Todo o tempo do mundo
para ti tenho todo o tempo do mundo
Todo o tempo do mundo"

Todo O Tempo Do Mundo - Rui Veloso


Num espaço deveras grandioso encontra-se a Terra, o nosso Mundo. Neste mundo estamos à mercê do Tempo. A cada hora que passa evoluímos, transformamos o meio à nossa volta e deixamos a nossa marca na História. 

O desenvolvimento do ser humano ao longo das eras está como que dentro de uma grande ampulheta neste Universo. Nela, o Tempo reina no topo e domina a História. A História, por sua vez, nasce do primeiro e conta a vida do Homem - as suas conquistas, os seus amores e desamores -, desde os seus primórdios até aos dias de hoje.

A nós basta ir à nossa memória e nela recordar os momentos que nos fizeram o que somos hoje, como se de um leitor se tratasse e apenas fosse necessário carregar num botão para voltar a reproduzir aquilo que foi gravado durante anos e que nunca parará até ao fim das nossas vidas.


Assim temos vários pontos, como estrelas, num "céu" azulado (tonalidade): o Espaço em redor da vida. Dentro dele, uma ampulheta (linha/textura), símbolo do tempo, contém diferentes fases da História da humanidade, desde os tempos medievais até aos dias actuais. Bem no centro, um triângulo (contorno) que nos dias de hoje se associou, nesta forma, ao botão "play" - a reprodução dos dias, horas, meses, anos, décadas, séculos - até à era actual. E, por muito que achemos isso, ainda não parou, nem nunca parará, é algo contínuo e infinito.
Publicada por Fábio André Silva à(s) 16:20 0 comentários Enviar a mensagem por email Dê a sua opinião! Partilhar no X Partilhar no Facebook
Etiquetas: Elementos básicos C. Visual, Propostas de trabalho
Mensagens mais recentes Mensagens antigas Página inicial
Powered By Blogger

Acerca de mim

A minha foto
Fábio André Silva
Ver o meu perfil completo

Arquivo

  • ▼  2011 (12)
    • ►  maio (2)
    • ►  abril (5)
    • ▼  março (2)
      • "Tron: O Legado"
      • Proposta de trabalho nº 1: "Todo O Tempo Do Mundo"
    • ►  fevereiro (3)

Etiquetas

  • Cor (3)
  • Elementos básicos C. Visual (4)
  • Infografia (2)
  • Propostas de trabalho (8)
  • Tipografia (2)

Seguidores

Com tecnologia do Blogger.
 
Copyright (c) 2010 DCV - Design e Comunicação Visual. Designed for Video Games
Download Christmas photos, Public Liability Insurance, Premium Themes